Nem Rossi e nem Gabriel Brazão. Torcida espera goleiro da Seleção no Flamengo.
Postagens enigmáticas e últimas contratações fazem torcida sonhar com um dos melhores goleiros do mundo na atualidade.
VAI E VEM DO MERCADO
8/6/20253 min ler
Saída de goleiro pode aproximar Flamengo de Ederson, do Manchester City
Contexto de mercado: a saída de Matheus Cunha impulsiona busca por novo goleiro
A iminente saída de Matheus Cunha do Flamengo, resultante de um pré-contrato com o Cruzeiro, obriga a diretoria do clube carioca, sob comando de José Boto, a intensificar a busca por um substituto de peso para a meta rubro-negra. Nomes nacionais e internacionais passaram a ser ventilados, mas um nome brasileiro com carreira de destaque na Europa volta ao radar: Ederson, atualmente no Manchester City.
Ederson e sua situação no Manchester City
Aos 31 anos, Ederson vive um momento de indefinição em Manchester. Apesar de permanecer como titular e de ostentar vasto currículo, com títulos como a Copa América, seis Premier Leagues, duas Taças da Inglaterra, três Super Taças da Inglaterra e uma Champions League, o clube inglês já movimenta seus bastidores: James Trafford foi readquirido junto ao Burnley para, em breve, assumir a titularidade após o desfecho da situação de Ederson.
Segundo relato, o City e Ederson já conversam para uma possível saída do goleiro ainda nesta janela do verão europeu. E candidatos a tirar o brasileiro do time inglês não faltam. Galatasaray e Fenerbahçe, ambos da Turquia, são os mais interessados neste momento. O futuro imediato do goleiro permanece em aberto, com o Flamengo monitorando a movimentação – especialmente após os recentes êxitos em frustrar negociações turcas por Emerson Royal e Saul Ñiguez, o que elevou o otimismo de parte da torcida quanto a uma aproximação com Ederson.
Obstáculos financeiros e de gestão de elenco
O possível negócio esbarra em pendências financeiras e de gestão de elenco. O salário de Ederson, estimado em cerca de R$ 3 milhões mensais, pode ser o principal impeditivo para o viável início das tratativas. Além disso, sua chegada potencialmente criaria uma disputa interna acirrada com Rossi, o que pode gerar insatisfação entre goleiros de alto nível, trazendo riscos à estabilidade do elenco profissional.
A competição com Rossi também poderia gerar problemas internos no Flamengo, como a insatisfação de um dos super-goleiros com a reserva, desestabilizando a equipe.
Estratégias alternativas e preparação para a temporada
Com a saída de Matheus Cunha sacramentada, o Flamengo avalia possíveis nomes no mercado, mas também considera valorizar atletas oriundos da própria base: Dyogo Alves e Léo Nannetti, atuais terceiro e quarto goleiros do profissional, podem ganhar espaço, caso um reforço internacional não se concretize. O clube aguarda o desenrolar da janela de transferências europeias, enquanto intensifica sua preparação para o decisivo confronto contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, após derrota no jogo de ida no Maracanã.
Movimentação internacional: repercussão das especulações
As especulações em torno de Ederson ganham força diante das recentes movimentações do City no mercado — com a chegada de Trafford — e do interesse turco, especialmente de Galatasaray e Fenerbahçe. O Flamengo, por sua vez, observa atento, motivado pelo sucesso em negociações recentes que envolviam clubes turcos, mas consciente dos desafios financeiros impostos pelo alto salário do atleta.
Não há ainda, contudo, conversas oficiais entre Ederson e Flamengo. A oportunidade é vista como interessante no mercado, mas o clube ainda não avançou formalmente.
Histórico e conquistas de Ederson
Chegou ao Manchester City em 2017.
Passou pela base do Benfica em 2010.
Conquistou seis títulos da Premier League, duas Taças da Inglaterra, três Super Taças da Inglaterra e uma Champions League pelo City.
Campeão da Copa América pela Seleção Brasileira.
Decisões e próximos passos
O Flamengo tem necessidade clara de reposição para a posição de goleiro com a saída de Matheus Cunha, mas enfrenta limitações orçamentárias e uma complexa disputa por status no elenco. As próximas semanas serão decisivas para definir se Ederson realmente se tornará um alvo prioritário do clube ou se o Rubro-Negro optará pela aposta em nomes internos ou em outros atletas do mercado.




André Rocha
é o Editor-Chefe e Analista do flamengohoje.net. Especialista em análise de dados e táticas do futebol, ele une a paixão de torcedor com a precisão dos números para trazer um olhar único sobre o universo do Flamengo.
Notícias, análises, classificações. Tudo sobre o Flamengo.
Acompanhe as últimas notícias do Flamengo aqui.
© 2025. All rights reserved.